Qual a diferença entre Grã-Bretanha, Reino Unido e Inglaterra?

Para tudo! Sua tese de mestrado e sua reunião com o diretor podem esperar, afinal você não vai querer morrer sem saber disso. Dizem que é a primeira pergunta que fazem no juízo final. Não sabe a resposta, vai pro andar de baixo. E, não tô rogando praga, mas vai que você tem um AVC do nada, um raio na cabeça, beri-beri, ebola, o que for (apesar de que há maneiras mais classudas de morrer).

Vamos lá, qual a diferença entre o charme e o… entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra?

Pra começo de conversa, o Reino Unido (United Kingdom) não é um país, é um “país de países que se odeiam”: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte (England, Scotland, Wales and Northern Ireland) e pequenas ilhas como Anglesey, Wight, Hébridas etc. Irlandeses, escoceses e galeses geralmente consideram a Inglaterra como senhores coloniais, imperialistas e traficantes de escravos. Os ingleses, por sua vez, consideram todo o resto como caipiras, sheep shaggers. Isso é amor!

Reino Unido (UK)

Reino Unido (UK)

Entre os erros históricos cometidos pelo governo da Inglaterra foram as intermináveis guerras, principalmente contra a resistente Escócia, que vota agora em 2014, dia 18 de setembro, em um referendo pela independência.

A maior parte da população do Reino Unido fica na Inglaterra e sua capital é justamente Londres, o que gera confusão entre os próprios britânicos.

Grã-Bretanha (GB)

Grã-Bretanha (GB)

Bom, acontece que seu nome completo é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. E onde é que a Grã-Bretanha está escondida? Simples, ela é a maior ilha do reino, ou seja, esta que está ao leste (direita) e que tem Escócia, Inglaterra e País de Gales. É, portanto, um termo geográfico, não político. A segunda maior ilha é a Irlanda, a oeste, que contem dois países, Irlanda do Norte e República da Irlanda (ou Eire) – lembrando que o Eire não faz parte do reino nem nada.

Tá, mas aí você visita a Nova Zelândia, lá longe, perto de Bangu, e quando pega seu dinheiro, tem a velha rainha da Inglaterra, altiva, com um sorriso contido e menos rugas.  Considerando que os britânicos já reinaram cerca de 1/4 do mundo, alguns países conseguiram sua independência por vias diplomáticas e reconhecem a monarca como Chefe de Estado, mas possuem parlamento com autonomia local e fazem parte do que é chamado Commonwealth (Comunidade de Nações – wiki). Traduzindo, é uma espécie de família, com muitos muitos muitos primos: 53 para ser mais precisos. A ideia é que tenham objetivos em comum como a promoção da democracia, direitos humanos, Estado de Direito, livre comércio e por aí vai. Quase todos falam inglês como língua franca pelo menos, com exceções bizarras como Moçambique, que além de ter português como língua oficial, nem do Império Britânico fez parte. Moçambique tá perdido lá, sem nem saber do que se trata.

Os membros da Commonwealth fazem reuniões, sentados em uma mesa bem grande ou auditório, comem biscoitinhos amanteigados e sanduichinhos de atum no coffee break. Vez ou outra, trocam fofocas sobre o senhorzinho representante do Sri Lanka, que dorme o tempo inteiro e acaba soltando uns roncos meio altos. Uns riem discretamente e trocam olhares. Cerca de 30 diplomatas estão simultaneamente trocando mensagens no Whatsapp e fingindo interesse na palestra do Lesoto, cujo representante tem uma irritante forma de falar. “A cada ‘th’ é uma cusparada na fila da frente, um horror”, comenta o sujeito de Granada. A moça de pernas de fora, morrendo de frio com o ar condicionado, é do Canadá e propõe aos colegas da Inglaterra uma vaquinha. “Precisamos contratar um fonoaudiólogo urgente pra esse sujeito. Acho que peguei gripe suína aqui, sabia? Isso é insalubridade no trabalho, gente. É sério.” , desabafa irritada enquanto os outros riem.

Já é o segundo intervalo, ninguém aguenta mais os mesmos sanduíches de atum. Aquela senhora de roupas coloridas ainda não apareceu. Como sempre está atrasada e vai chegar ofegante, reclamando da Air Botswana.

4 comentários sobre “Qual a diferença entre Grã-Bretanha, Reino Unido e Inglaterra?

  1. Tá, mas aí você visita a Nova Zelândia, lá longe, perto de Bangu… hahahah! Estou solidária ao Marcelo.

  2. Cara eu pensei exatamente em você e em um outro amigo meu de bangu. Vcs mesmos falam que é longe pra cacete. Kkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s