15 apps para suas viagens

O ideal é que você desligue de vez o seu celular. Como eu sei que você não fará isso (como eu também não fiz), vamos a uma listinha interessante de aplicativos que vão fazer da sua viagem algo diferente, ajudando a descobrir novos lugares e a conhecer as cidades pelas quais você passa.

Posso adiantar que aplicativos como World Lens e Field Trip são de cair pra trás e podem transformar sua experiência.

1) Google Maps (Android | iOS)

De longe, o aplicativo que mais uso enquanto estou viajando. E aqui vai uma dica interessante pra quem está sem internet. Antes de chegar a uma cidade, arranje um wi-fi, dê o zoom na parte da cidade em que você está interessado em usar e baixe o mapa off-line. Caso não apareça esta opção pra você, existe um hack: digite “Ok maps” na busca e o mapa será carregado pro seu celular. Pronto. Agora saia por aí, correndo, feliz, pulando, e seu GPS funcionará normalmente. Até você esquecer seu celular no banco do táxi. Claro. Google Maps não faz mágica.

2) Waze (Android | iOS)

A moça do GPS no Waze é mais boazinha. Mesmo assim, sempre existe a possibilidade de você ser jogado num rio. Acontece. Mantenha a calma, abra a janela, e nade até a primeira pedra que encontrar. Voltando ao Waze, a diferença está nas rotas atualizadas rapidamente e no fato de ser uma rede social também. Ah! Enquanto você dirige, o Waze pode torrar a sua bateria. Então prepare-se com um adaptador para automóveis.

3) TripAdvisor (Android | iOS)

As dicas básicas de melhores lugares para comer, dormir e se divertir. O TripAdvisor tem uma quantidade enorme de dados, o que é muito bom e muito ruim. Bom porque você encontrará depoimentos sobre quem já visitou as principais atrações ao redor. Ruim pelo fato de que essas pessoas podem gostar de Michel Teló, e você não.

4) Triposo (Android | iOS)

Guias de tudo quanto é país e de graça. Serve para uma breve introdução sobre cada cidade, para você planejar seu caminho. Não é muito prático para o dia-a-dia.

5) Foursquare ou Yelp (Android | iOS)

Pra você não parar num campo de bocha ou no show da Miley Cyrus, esses aplicativos são ótimos. Digamos que você quer um lugar com… karaokê. Adivinha. Escreva “karaokê”. Leia os depoimentos, as avaliações, veja fotos e contribua com a comunidade. Eu, particularmente, tive mais sucesso com o Foursquare.

6) Field Trip (Android | iOS)

Sua viagem nunca mais será a mesma. Sua bateria de celular também não. Enquanto você anda pela cidade, o Field Trip vai utilizando seu GPS e enviando avisos de coisas interessantes ao redor, incluindo dicas de locais escondidos e de moradores. De início pode incomodar muito pela quantidade de avisos. Aos poucos, você vai retirando notificações sobre determinados temas que não interessam e a experiência fica mais redonda. Funciona melhor em países europeus e EUA.

7) Skype (Android | iOS)

Preciso explicar não né? Compre crédito pra ligar pra casa e dizer que, apesar do último bombardeio em Bagdá, você ainda está vivo… em Paris.

8) Skype Wifi (Android | iOS | Blackberry | Windows)

Você chega no aeroporto e não consegue um wifi de graça. Resolve então comprar um plano. Mas eles são caros e você tem que se cadastrar, gastando horas digitando o cartão de crédito, CPF, RG do pai, da mãe, e por aí vai. O Skype Wifi usa os créditos da sua conta de Skype para utilização dessas redes, sem nenhum cadastro. Nem todas as redes são compatíveis, mas as famosas, que existem em aeroportos, rodoviárias e em cadeias de restaurantes e cafés geralmente funcionam. Ou seja, você entra, vê se a rede é compatível, lê o preço por minuto e aperta um botão. Pronto. Depois você leva o susto no cartão de crédito, mas isso é besteira.

9) Google Translate (Android | iOS)

Você já sabe o que é. Maravilha. Mas vale lembrar duas coisas interessantes que existem no aplicativo para Android: você pode baixar as línguas off-line e usar a tradução em qualquer lugar sem internet. A outra coisa-divina-de-deus é que existe um modo de conversa. Você fala, a mulher do Google traduz, o árabe responde, a mulher do Google traduz, aí você fala de novo, a mulher do Googl…

10) World Lens (Android | iOS)

Obra do demo ou de algum filme sci-fi. O World Lens usa realidade aumentada para traduzir textos em tempo real, utilizando sua câmera. Só vendo. Pena que serve apenas para algumas línguas: francês, alemão, espanhol, italiano e inglês. E a cereja do bolo: depois que você baixa, não precisa de internet.

11) Skyscanner (Android | iOS | Blackberry | Windows)

Para mim, a melhor ferramenta, entre as existentes, para encontrar voos. Costumo também utilizar o site, que possui outros serviços, principalmente para aluguéis de carro. Vale a pena.

12) Flight Stats (Android | iOS)

Há trilhões de aplicativos similares. Eles mostram os status de voos. Calhei de conhecer esse que tem muitas opções, é de graça, e ainda mostra a localização e rota do avião no mapa (exceto aquele da Malásia, que tá foda de achar).

13) Expensify (Android | iOS)

É bom manter um diário dos seus gastos. Com o Expensify, você pode fazer isso, categorizando cada item e obtendo gráficos. Isso quer dizer que depois você pode ver dias e meses em que gastou mais, identificar o que está torrando sua grana etc. Sem isso, não dá pra fazer uma viagem longa como a minha. Para viagens menores, deixaria de lado.

14) Rdio, Deezer ou Spotify

MP3 é coisa do passado, “agora a onda é namorar pelado” AND usar um desses serviços. Estou utilizando o Deezer no momento, já utilizei o Rdio (mas o aplicativo dava pau) e quero utilizar o Spotify que até há pouco tinha limitações no Brasil (isso mudou?). Paga-se uma taxa mensal e ouve-se o que quiser. O bom disso é que nunca mais tive que procurar por MP3. E para uma viagem isso é perfeito. Vale lembrar que o serviço on-line é de graça, mas para transferir temporariamente as músicas para o seu celular (de modo que você possa escutar em qualquer lugar), há que pagar uma taxa mensal.

15) Airbnb, Booking.com, Hostelworld, Couchsurfing

 Por fim, essas são boas opções para buscar sua hospedagem. Falarei mais sobre elas em outro post, algum dia.

2 comentários sobre “15 apps para suas viagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s