Como seriam as cidades sem poluição luminosa?

Em 1994, após um terremoto em Northridge, às 4h31 da madrugada, a cidade de Los Angeles ficou completamente sem luz. Poucos minutos depois, policiais começaram a receber algumas ligações de moradores que viam luzes e manchas brilhantes estranhas no céu. Eles estavam vendo a Via Láctea pela primeira vez.

Como seriam as cidades sem poluição luminosa, assim como Los Angeles nessa fatídica madrugada? Essa foi a pergunta que levou o fotógrafo parisiense Thierry Cohen a produzir belas imagens simulando a possibilidade de nossas grandes cidades ficarem sem luz. Trata-se do projeto Villes Enteintes (Cidades no Escuro), criado em 2010. A ideia é entender como seriam nossas cidades se pudéssemos ver as estrelas e refletir sobre como a poluição produzida por nós mesmos pode mudar nossa percepção de mundo.

Veja a galeria completa de Thierry Cohen.

As fotos são tiradas de madrugada, anotando precisamente o tempo, o ângulo das estrelas, latitude e longitude. Como o céu se repete em outras partes do mundo com quase nenhuma poluição luminosa, como regiões no deserto de Mojave, Sahara e Atacama, o artista consegue tirar fotos nesses locais e recompor as imagens com o céu perdido nas cidades, exatamente com as mesmas localizações. E lá estão as estrelas, planetas, satélites, cometas e as lindas manchas da Via Láctea.

Mudanças no céu

Como o céu aparece em lugares com menos poluição luminosa.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s