Dormindo com o inimigo

A Depressão de Danakil não é uma doença neurológica. É uma formação geológica localizada na região de Afar.

Não ajudou muito, né?

Mapa da Depressão de Danakil

No Chifre da África, a região de Afar ocupa parte da Etiópia, Eritreia e Djibouti.

Ali encontram-se três placas tectônicas, o que significa muita atividade vulcânica. É também um dos lugares mais quentes do mundo. Enquanto viajava por lá, a temperatura bateu 47ºC… no “inverno”. Por causa disso, todo ano é comum que haja mortes de um ou dois soldados etíopes que trabalham na fronteira com a Eritreia. Segundo os moradores, não há qualquer sinal de mudança nas condições precárias em que eles precisam viver. E, sendo uma depressão, o deserto apresenta também as menores altitudes da África, chegando a 140 metros abaixo do nível do mar.

Dá pra piorar. Afar é uma região politicamente complicada, dividida pela Etiópia, Djibouti e Eritreia. Como os conflitos são comuns e faz apenas dois anos que o último turista foi sequestrado na região, a única maneira permitida de viajar por lá é com o acompanhamento do exército.

Pois é. Há muitas razões para você não ir lá e apenas uma para você ignorar que este é um dos lugares mais inacessíveis e cruéis do planeta. É que todas essas condições fazem com que a Depressão de Danakil tenha uma paisagem extraterrestre. Gigantescos lagos e desertos de sal, fontes de enxofre, geysers, lagos tóxicos repletos de animais mortos ao redor, enganados pela natureza e, o principal: o vulcão Erta Ale. Não é só um vulcão, é uma das raríssimas chances de se ver de perto (perto até demais) um lago de lava. No mundo inteiro, há apenas cinco e este é o único permanentemente em atividade. Melhor que isso, que tal dormir pertinho dele, ouvindo as explosões de magma e vendo o respingar avermelhado no céu a noite toda?

Juntei-me a um grupo para dividir os custos e saímos da cidade de Mek’ele, no norte da Etiópia.

 

2 comentários sobre “Dormindo com o inimigo

  1. Pingback: A psicologia dos vulcões | Km82

  2. Pingback: Um ano viajando | Km82

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s