Internet no Irã

Publicar daqui do Irã não é fácil. Além das redes de wifi não serem das melhores, poucas coisas são liberadas para acesso pelo governo. Entre elas, Whatsapp, Viber, Skype e Instagram.

Já Youtube, Facebook, Twitter, WordPress (a base desse blog) e páginas de jornais internacionais, nem pensar. O jeito é instalar uma VPN, um processo fácil que faz com que seu acesso seja feito por servidores de outros países, mas que deixa a conexão ainda mais devagar. Descobri que o país dos rigorosos e barbudos aiatolás é também o que menos respeita suas próprias regras – de vestimenta, restrição de álcool e outras drogas, comportamento entre homens e mulheres ou pessoas do mesmo sexo, família, música, leis de trânsito, acesso à informação…

Com isso publicar no blog e viajar ao mesmo tempo é super possível mas extremamente difícil. Ao voltar a Teerã, onde a internet costuma a ser melhor, prometo novos textos e fotos. Histórias não faltam e o Irã é desses países cheios de surpresas e muito mal compreendido por quem está de fora (incluam-me entre os ignorantes). Não é um país “preto no branco”, como nenhum é, mas uma sociedade hipercomplexa, cheias de matizes, diferenças de crença, etnias e visões políticas.
image

No momento, estou no verão de Isfahan, uma cidade moderna, agradável, mesmo com o calor, e com dezenas de prédios históricos, incluindo a segunda maior praça do mundo, Naqsh-e Jahan (só fica atrás da famosa Tiananmen, de Mao Tsé Tung, em Pequim). Em seguida sigo para o sul, Yazed, Shiraz, Persépolis e “vou-me embora pra Passárgada”, é claro, onde Ciro, O Grande, o primeiro grande líder do Império Persa, está enterrado. Depois é voltar pro norte e começar a preparar meus próximos vistos para Turcomenistão, Uzbequistão e por aí vai.

Então, uma pequena pausa forçada e até logo. Enquanto isso continuo publicando meia dúzia de fotos no Instagram (@gustborged), Facebook e Twitter. É o que tem pra hoje.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s